O que é um Crepúsculo

Crepúsculo em Porto Alegre
 Você talvez já saiba o que é, mais por incrível que parece nem todo mundo Sabe ao certo o que é um Crepúsculo, não, não é o filme que estamos falando e sim o que realmente é os Crepúsculos.

Podemos definir da seguinte forma, Crepúsculos são os instantes em que o céu próximo ao horizonte chamado “poente” ou “nascente”, toma uma cor gradiente, entre o azul do dia e o escuro da noite. Isso ocorre normalmente no instante em que o Sol, ao nascer ou também se pôr, também podendo ser chamado de lusco-fusco, que é encontrado logo abaixo da linha do horizonte marítimo. Sendo que em algumas exceções como, por exemplo, em regiões montanhosas, podem ocorrer antes mesmo do pôr-do-sol ou logo depois do nascer do astro, é nesse momento que os navegantes conferem sua posição estimada, comparando a abertura esperada em graus com a observada do horizonte ao Sol.

Logo a Baixo confira os Tipos de Crepúsculos.

Crepúsculo em Brasilia

Tipos de crepúsculo

Existem dois critérios, distintos embora frequentemente usados, para definir a duração bem como o tipo de crepúsculo:
  • Critério 1:
    • Crepúsculo civil:
      • Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -6º (6 graus abaixo da linha do horizonte).
      • Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -6º até este aparecer na linha do horizonte.
Com o Sol a -6º, conseguem ver-se com certa facilidade as estrelas de primeira magnitude e os planetas que possam estar sobre o horizonte. Tipicamente, é o intervalo habitual em que, com o Sol abaixo da linha do horizonte, as cidades ainda não necessitam de iluminação artificial.
·        Crepúsculo náutico:
o       Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -12º (12 graus abaixo da linha do horizonte).
o       Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -6º até este aparecer na linha do horizonte.
Com o Sol a -12º, conseguem ver-se com certa facilidade as estrelas náuticas de primeira e segunda magnitude e consegue-se reconhecer com facilidade as principais constelações. A importância dos astros para os marinheiros remota ao passado quando ainda eram usados para determinar a posição de uma embarcação, medindo a altura das estrelas com um sextante. Quando o Sol está 12º abaixo do linha do horizonte, este é o limite aproximado de luz que permite ver a linha de horizonte marítimo.
·        Crepúsculo astronómico:
o       Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -18º (18 graus abaixo da linha do horizonte)..
o       Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -18º até este aparecer na linha do horizonte.
Com o centro do disco solar 18º abaixo da linha do horizonte, podem ser observadas, à vista desarmada, as estrelas de sexta magnitude. Assume-se esta altura, ainda inferior aos demais crepúsculos (-18º), de forma a garantir que a luz do Sol não interfira com as observações astronômicas.

Crepúsculo no Mexico


Compartilhar Google Plus

Autor É. L. C

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...